A importância de estimular a coordenação motora ampla e fina.


A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil, o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.
O educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis, e por ser fundamental no processo da escrita.
A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.
Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materiais como: massa de modelar, folhas ou revistas que possa ser rasgadas, coladas, giz de cera para pintarem livremente.
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite a criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar. As atividades motoras devem estar presentes no cotidiano das crianças. 
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.

Comentários

  1. Olá Darlin,
    parabéns pela postagem, acabo de usufruir de sua contribuição pedagogíca sobre Coordenação Motora.
    Obrigado pela contribuição.
    José Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por terem gostado do meu blog! Logo postarei novidades!!!

      Excluir
  2. Obrigada, espero poder ter contribuído de maneira significativa.
    Att: Darlin Castilhos

    ResponderExcluir
  3. querida parabens pela postagem.
    estou fazendo meu tcc e vou citar suas palavras nele, espero que nao se incomode, colocarei seus devidos creditos é claro.
    gostaria de saber se você tem algum artigo,site, sobre coordenação motora infantil para me indicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fiquei muito contente em poder lhe ajudar.Tenho alguns trabalhos sobre coordenação motora sim, se quiser me passe seu e-mail ou me add no facebook que assim, podemos trocar algumas ideias.
      Att: Darlin Castilhos

      Excluir
    2. ótimo. Agradeço no que puder me ajudar e dar dicas, meu email é fabiolamrs@ymail.com , se puder me mande um email para a gente conversar por la, ou seu facebook para meu email.
      obrigada^^

      Excluir
  4. Olá Boa tarde ! Perfeita suas informações, estou elaborando um tcc sobre este tema. Teria como me enviar alguns desses trabalhos para o enriquecimento no conteúdo do meu trabalho ? Meu email é : elysson92@hotmail.com , ficarei muito grato se puder me ajudar, fique com Deus, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elysson que bom que gostou do meu blog. No momento estou sem tempo para atualizar as postagens, mas assim que der publico algo ou lhe envio via e-mail. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. ainda tem esses trabalhos de coordenação motora? Se tiver me manda no email lucianooomartins95@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Bom dia! Parabéns pela postagem, gostei muito das suas informações as quais foram muito úteis para mim. Gostaria que você me enviasse mais algum material em relação a este tema, pois estou fazendo minha monografia e esse o tema da mesma. meu email: gidelma.s.melo1309@gmail.com
    Obrigada! Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula sobre Educação Fiscal

A jovem pesquisa educacional brasileira